Prostatectomia Radical

A prostatectomia radical é a cirurgia realizada para remoção da próstata e das vesículas seminais, indicada para o tratamento do câncer de próstata. Esta doença afeta mais de 60 mil novos homens anualmente no Brasil.
OMNI-IMAGENS-INTERNA-Prostatectomia-radical
Existem três maneiras de realizar a prostatectomia: Robótica, Laparoscópica ou Aberta.

No caso da prostatectomia aberta ocorre uma incisão de aproximadamente 10 cm de comprimento, entre o umbigo e o osso púbico.

A prostatectomia por laparoscopia é feita através de várias pequenas incisões, com 5-12mm cada. Pequenos instrumentos e uma câmera são colocados através das incisões. O cirurgião opera olhando para um monitor que mostra o que é observado pela câmera.

A prostatectomia robótica é, atualmente, o procedimento cirúrgico assistido por robô mais realizado no mundo. Sua técnica revolucionou o tratamento do câncer de próstata. As taxas de cura da doença são semelhantes entre as três técnicas cirúrgicas, porém, a grande vantagem da cirurgia robótica é na recuperação pós-operatória, permitindo menor tempo de uso de sonda, menores taxas de incontinência (perda de urina) e melhor recuperação da função sexual.