Hiperplasia de próstata

A hiperplasia prostática benigna é uma condição que ocorre quando a próstata aumenta, potencialmente diminuindo ou bloqueando o fluxo de urina. Outros nomes para hiperplasia prostática benigna incluem hipertrofia prostática benigna, próstata aumentada e HBP.
OMNI-IMAGENS-INTERNA-Hiperplasia-de-próstata
Trata-se de uma condição extremamente comum, ocorrendo, em média, em 8% dos homens de 31 a 40 anos. Em homens com mais de 80 anos, cerca de 80% vão ter a doença.

Muitos homens com hiperplasia prostática benigna não apresentam sintomas. Já os que desenvolvem, os mais comuns incluem a necessidade de urinar com frequência (durante o dia e a noite), um jato de urina fraco e vazamento ou gotejamento de urina.

A hiperplasia prostática causa problemas urinários, pois a próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, envolvendo uma parte da uretra – canal onde transporta a urina até a bexiga, com isso conforme a próstata aumenta de tamanho, pode bloquear a passagem da urina e comprimir a bexiga.

Como a glândula aumenta de tamanho lenta e gradualmente, os sintomas, normalmente, só aparecem em estágio mais avançado. No entanto, se não for tratada, a HPB pode causar sérias complicações no canal urinário.

Dependendo do estágio da doença o tratamento medicamentoso pode ser o suficiente. Quando há a necessidade de cirurgia, pode ser realizada através de um procedimento minimamente invasivo, como ressecção (raspagem) endoscópica da próstata, enucleação endoscópica (HoLep), laparoscopia e a cirurgia robótica.

O diagnóstico de tratamento precoce são fundamentais para promover uma maior qualidade de vida.

Para aqueles com sintomas incômodos nos quais as mudanças no estilo de vida foram insuficientes, o tratamento com um ou mais medicamentos, ou cirurgia está disponível.

Vale ressaltar que a HPB não significa predisposição ao câncer de próstata.