Nefrectomia Parcial e Radical

A nefrectomia é o principal tratamento dos tumores de rim, podendo ser realizada de duas formas: Radical ou Parcial. Em ambos os casos, o procedimento pode ser realizado através da cirurgia aberta ou por procedimentos minimamente invasivos (videolaparoscopia ou cirurgia robótica).

OMNI-IMAGENS-INTERNA-Nefrectomia-Parcial-e-Radical

Nefrectomia radical: é o termo médico para uma cirurgia que remove todo o rim e os tecidos circundantes. Felizmente, a maioria das pessoas pode viver normalmente com apenas um rim.

A decisão de remover parte ou todo o rim depende do tamanho e localização do câncer, principalmente se há um ou vários tumores e quão bem os rins funcionam.

Em casos mais avançados de câncer, ou se o tumor for grande ou localizado centralmente no rim, a remoção completa do órgão pode ser necessária, especialmente se o outro rim funcionar normalmente.

Nefrectomia parcial: é indicada quando é possível remover o tumor de forma segura e manter o restante do rim funcionante. Com o advento da técnica robótica, tumores maiores e de difícil localização, que antes necessitariam cirurgia radical, podem ser candidatos a preservação renal (nefrectomia parcial).