Cirurgia Robótica

A Cirurgia Robótica está em ascensão no mundo todo e, cada vez mais, disponível em diversas regiões do Brasil, trazendo muitas vantagens em comparação aos métodos tradicionais da cirurgia aberta.
omni-imagem-cirugia-robotica-interna
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é controlado por robôs que operam o paciente, e sim onde o médico fica em um console, articulando (pilotando) cada movimento que será realizado pelos aparelhos robotizados.

A cirurgia robótica conta com equipamentos ultramodernos, garantindo mais precisão nos procedimentos urológicos, preservando nervos, vasos e tecidos de uma maneira mais segura e eficaz do que a cirurgia aberta.

Outras vantagens que precisam ser relatadas são:

  • Menor tempo de cirurgia;
  • Risco de sangramento diminuído;
  • Tempo de internamento reduzido;
  • Retorno precoce ao trabalho;
  • Menor uso de drenos e medicações;
  • Menor risco de infecção.

Dessa forma, esses benefícios proporcionam uma intervenção muito mais segura e, em simultâneo, eficaz na correção do problema urológico do paciente.

Existem diversas condições que podem ser tratadas com o auxílio da cirurgia robótica, principalmente doenças oncológicas (Câncer Próstata, Câncer de Rim, Câncer de Bexiga, Linfadenectomias) mas, também, muitas doenças benigna, como hiperplasia prostática benigna, nefrolitíase, estenose da JUP (junção pieloureteral), incontinência urinária e prolapsos genitais femininos.

Por ser uma tecnologia altamente avançada, é fundamental que o profissional seja especializado e capacitado para conduzir o equipamento com maestria.

Atualmente, por ainda não constar no ROL da ANS, a Cirurgia Robótica não é coberta pelos planos de saúde. Muitos hospitais têm acordos com as operadoras de saúde, que acabam arcando com o custo da internação, ficando para o paciente apenas as taxas relativas ao uso da plataforma robótica. Isso diminui, sobremaneira, os custos relacionados aos procedimentos.

Consulte seu cirurgião e esclareça suas dúvidas. A cirurgia robótica é sim acessível!