Vasectomia

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que visa a contracepção definitiva masculina através do bloqueio da circulação dos espermatozoides produzidos nos testículos.
OMNI-IMAGENS-INTERNA-Vasectomia

No entanto, a vasectomia não é liberada para todas as situações. Por se tratar de um procedimento de esterilização masculina, existem contraindicações, como a idade do paciente, ausência de filhos, de relacionamento afetivo atual e dor escrotal.

Os homens frequentemente têm uma grande ansiedade sobre a vasectomia. Grande parte da ansiedade está relacionada ao medo de dor ou piora do desempenho sexual. A consulta é uma excelente oportunidade para discutir o procedimento, riscos e possíveis complicações. É preferível que o homem traga sua companheira para esta visita.

A maioria das vasectomias são realizadas em ambiente hospitalar, com alta precoce, e levam cerca de 30 minutos.

O objetivo da cirurgia é realizar uma interrupção do fluxo dos espermatozóides até a próstata e as vesículas seminais. Os “canais” (ductos deferentes) direito e esquerdo são cortados e amarrados. Assim, não há mais passagem de espermatozóides. O orgasmo e a ejaculação ficam preservados, pois o sêmen é produzido na próstata e nas vesículas seminais.

Após o procedimento, o homem pode ir para casa, mas deve ter alguém disponível para acompanhá-lo e ajudá-lo nas tarefas como dirigir, levantar peso. O fator mais importante para uma recuperação tranquila é o repouso por dois a três dias após o procedimento. Além disso, aplicar uma bolsa de gelo intermitentemente em cima da roupa ajuda a minimizar o desconforto e o inchaço.

A relação sexual pode ser retomada após uma semana. É necessário um método contraceptivo de apoio até que o teste (espermograma de controle) seja feito para confirmar que não há mais espermatozóides no sêmen (geralmente dois meses após o procedimento).